segunda-feira, 3 de setembro de 2018

White Tiger Tantra: As Deusas : Mitos e Conexão com a Mulher Atual


As deusas habitam em todas as mulheres. Veja a conexão dos antigos mitos gregos com a mulher atual e encontre aquelas com as quais você mais se identifica.


O conhecimento destes padrões pode ser muito valioso, pois além da identificação, os mitos nos dão saídas de crescimento e uma compreensão profunda de quem somos e dos caminhos de realização que podemos trilhar. 


Participe do Workshop das Deusas White Tiger Tantra em Outubro peça a sua ficha de inscrição pelo e-mail: contato@samadhiterapias.com.br

Afrodite - Vênus :: Deusa do Amor e da Beleza.



 

O Mito:


Cronos, cortou os órgãos sexuais de seu pai Urano, e os atirou ao mar. Espuma branca espalhou-se ao redor deles ficando como esperma e mar misturados, e daí nasceu Afrodite, emergindo de sua concepção oceânica como deusa totalmente desenvolvida. 
Levada pela brisa de Zéfiro, foi conduzida ao Chipre onde foi acolhida por Horas, deusa das estações, que a vestiu e enfeitou, levando-a à mansão dos imortais. Muitos deuses, encantados com sua beleza, disputaram sua mão em casamento, diferente das outras deusas, Afrodite era livre para escolher. Escolheu Hefesto, o deus defeituoso dos artesãos e deus do fogo e da forja. Seu casamento pode representar a união da beleza e do artesanato do qual nasce a arte.
Afrodite se acasalou com muitos outros homens, entre eles, Ares, deus da guerra e Hermes, o mensageiro dos deuses. 
Ela derramava alegria de viver e era capaz de preencher os corações humanos com o frenesi da paixão. É a imagem da força da natureza. Suas vítimas eram quase sempre infelizes, abandonavam e traíam a família, deixando os lares, acometidos de paixão bestial. A mesma Afrodite era a protetora das uniões legítimas.

 

 

Conexão com a mulher atual: 



Características Principais:


A mulher Afrodite é a amante, é a mulher sedutora e atraente, que vive no aqui e agora e possui a habilidade em apreciar o prazer e a beleza.  Envolve-se em tudo que faz de modo intenso e apaixonado. Criativa, alimenta os sonhos dos outros, é musa inspiradora e agente de transformação.    A mulher Afrodite é espontânea, extrovertida e autêntica. Ama e acalenta o seu corpo, sentindo-se bela e especial. Suas prioridades emocionais estão acima das considerações práticas. Por onde anda derrama alegria de viver e envolve a tudo com encantamento e beleza.  




Aspectos Sombrios:


Em seu aspecto negativo, a mulher Afrodite pode perder-se na tirania do aqui e agora, desconsiderando as conseqüências dos seus atos e agindo com impulsividade e irresponsabilidade.Na busca do homem perfeito e da relação ideal, é inconstante e infiel em seus relacionamentos.A promiscuidade sexual é uma possibilidade para a mulher Afrodite, assim como o envolvimento obsessivo com alguém que a rejeita, impedindo possibilidade de qualquer outro relacionamento. Despedaçadora de corações, ela provoca insegurança no outro e envolve-se em ciclos de repetição de padrões de sofrimento para si e para os outros por viver como se não houvesse amanhã.Não sabe lidar com o envelhecimento e pode tornar-se escrava de padrões de beleza.

 

Ártemis - Diana :: Deusa da Caça e da Lua.

 

 

O Mito:


 Leto, temendo a cólera vingativa de Hera, esposa legítima de Zeus, se refugiou na ilha de Delos, onde deu a luz a Ártemis, que logo ao nascer, ajudou sua mãe no difícil parto de Apolo, seu irmão gêmeo.



      Aos três anos de idade, foi levada ao Olimpo e colocada no colo de seu pai, Zeus, que disse: “Quando as deusas me trazem filhas como essa, a raiva de Hera me incomoda muito pouco. Filhinha, você terá tudo o que desejar”.



      Ártemis pediu arco e flechas de prata, uma quadrilha de cães de caça, ninfas, túnica curta para correr e a castidade eterna. Seu pai lhe concedeu tudo isso, e mais, o privilégio de fazer suas próprias escolhas.



      Conhecida como deusa da caça e da lua, ficava à vontade à noite, percorrendo seu império deserto ao clarão da lua ou à luz da tocha. Estava sempre explorando sozinha um terreno desconhecido.



      Órion, o homem a quem amava, tornou-se vítima de acidente de sua natureza competitiva.



      Agia rapidamente para proteger e salvar aqueles que lhe pediam socorro. Era rápida também para punir aos que a ofendiam. Representa a grande irmã.



      Ártemis podia sentir-se completa sem um homem, sua atitude típica era: “Sei cuidar de mim mesma”.  

 

 

Conexão com a mulher atual: 


Características Principais:

A mulher Ártemis é a grande irmã, feminista, amiga das mulheres, auxiliar nos momentos de dor  e defensora dos oprimidos.

A mulher Ártemis está voltada para suas metas pessoais e nada a desvia de sua trajetória própria. Com força de vontade, clareza de propósitos e espírito independente, adora enfrentar e vencer desafios e explorar novos lugares.

Tem grande afinidade  e comunhão com a natureza. Livre e segura, sabe cuidar de si mesma e não pertence a nenhum homem.







Aspectos Sombrios:



Nos seus aspectos sombrios, a mulher Ártemis é impiedosa, hostil, punitiva e cruel. 

Desvaloriza o tradicionalmente feminino e nega a sua necessidade do outro. 

Provoca a sua  separação dos homens pois lhe falta receptividade para o amor.  
Capaz de matar até ao que mais ama pelo excesso de competitividade. 




Atenas - Minerva :: Deusa da Inteligência e das Artes

 

O Mito:







Filha de Zeus e Métis (deusa da prudência) sua primeira mulher. Quando Métis estava grávida, Urano previu que aquela criança seria mais poderosa que o pai. Para impedir que a profecia se cumprisse, Zeus engoliu a mulher, antes da criança nascer. Foi então acometido de uma dor de cabeça enlouquecedora. Para curá-lo Hefesto (deus ferreiro) abriu-lhe a cabeça com um machado de bronze. Para espanto de todos, da ferida aberta saltou, vestida e armada, dançando uma dança de guerra, Atenas, que soltou um grito triunfante.





Tornou-se a filha favorita de Zeus, suscitando inveja por parte dos outros deuses.





Considerava-se portadora de um só genitor, Zeus, com quem esteve associada para sempre. Foi o braço direito de seu pai, a única deusa olímpica a quem ele confiou seu raio e égide, símbolos de seu poder. A deusa não conheceu sua mãe, na verdade, Atenas parecia não ter consciência de que tinha mãe.



Era estrategista, diplomática e lógica.



Deusa da justiça, é a imagem do julgamento reflexivo e da racionalização. Avalia imparcial e objetivamente, regendo-se pela ética. Ensinou a arte à civilização.




Conexão com a mulher atual: 



Características Principais:
A mulher Atenas é orientada pela racionalidade. 
Muito ligada a sua vida profissional é estrategista e lógica. Sabe planejar e dominar a habilidade necessária para alcançar seus objetivos e realizar os seus projetos.  
Inteligente, justa e cosmopolita, não tem conflitos inúteis e suas resoluções são sempre práticas e eficientes.
Filha do pai, cultiva o domínio da vontade sobre o instinto e do intelecto sobre a emoção.
Aspectos Sombrios:

A mulher Atenas em função de suas defesas intelectuais, pode estar desligada dos aspectos de si mesma que necessitam crescer, tendo o seu potencial não desenvolvido para profundidade espiritual ou emocional.
Deprecia a mãe,  lhe faltam  amizades femininas, despreza a sensibilidade e fragilidade. 
É indiferente às emoções, pode julgar com frieza e tornar-se extremamente dura e crítica. 
Relacionamento distante ou evitado no amor e na sexualidade.  


Deméter - Ceres :: Deusa do Cereal


 


O Mito: 
Deméter morava com a filha Perséfone, alheia aos conflitos e disputas terrenas, na mais completa tranqüilidade e harmonia. Certo dia, Perséfone saiu a passear e não voltou. Angustiada, Deméter procurou a filha em todos os lugares. Anos e anos de busca desesperada e muita tristeza até ficar sabendo que Hades, senhor das trevas, havia se apaixonado perdidamente por sua filha e subira à superfície da terra raptando-a.  


Enfurecida, Deméter ordenou que a terra secasse, recusando-se a devolver-lhe a abundância. Nada a faria mudar e o mundo estava condenado a perecer por falta de alimentos. Com a interferência de Hermes, Hades deixou que Perséfone permanecesse com a mãe nove meses por ano e com ele, seu marido, os outros três meses. Embora mantido o acordo, Deméter nunca se conformou com a perda da filha, e todos os anos, nos meses em que ela fica ausente, a mãe terra chora e se lamenta. As flores desaparecem, as folhas caem, a terra se esfria e nada produz. Mas, todo ano, no regresso da filha, inicia-se a primavera.


Soberana da natureza e protetora das criaturas jovens e indefesas, rege os ciclos da natureza e de todas as coisas vivas. Preside a gestação e o nascimento da nova vida.

Conexão com a mulher atual: 


Características Principais:
A mulher Deméter é a mãe, a mulher com grande instinto materno ou desejo ardente de tornar-se grávida.
Ela é generosa e tem grande satisfação em cuidar, apoiar e nutrir física, psicológica ou espiritualmente aos outros.
Leal aos princípios e às pessoas, a mulher Deméter tem fortes convicções, os pés no chão e é incapaz de abandonar àqueles a quem ama e aos quais protege.

Aspectos Sombrios:

Dificilmente a mulher Deméter escapa da depressão por distanciar-se dos filhos física ou emocionalmente.
É comum que se relacione com homens imaturos.
É a contra-dependente, com necessidade de que necessitem dela. 
Pode tornar-se super-protetora, possessiva e sufocante.   
Sobrecarregada, não sabe dizer não e tem dificuldade em expressar raiva.
Defensiva quanto a críticas e inconsciente das próprias necessidades, não sabe pedir ou aceitar o que precisa, mas, tende a fazer com que todos à sua volta se sintam culpados pelo que lhe falta ou por toda a sua dedicação. 


Hera - Juno :: Deusa do Casamento

 

 

 
O Mito: 

Filha de Réia e Crono. Foi engolida por seu pai assim que nasceu com seus quatro outros irmãos. Quando emergiu de seu cativeiro de dentro de Crono, já era jovem. Foi deixada aos cuidados de duas divindades da natureza.

Cresceu para ser uma deusa adorável, atraiu Zeus, não importando que fosse seu irmão. Para se tornar íntimo, Zeus se metamorfoseou num pequeno pássaro do qual Hera teve pena, para aquecê-lo ela o manteve junto ao peito. Zeus então retomou sua aparência varonil e tentou violentá-la, Hera resistiu até que ele prometeu casar-se com ela. Dizem que a lua de mel durou trezentos anos.

Após tão prolongada lua de mel, Zeus retomou seus promíscuos modos pré-nupciais, provocando ciúme vingativo em sua esposa traída. A raiva de Hera dirigiu-se à outra mulher ou às crianças concebidas e aos inocentes espectadores.

Hera foi humilhada repetidamente pelos muitos romances de Zeus, ele desonrou seu casamento, que era sagrado para ela. A cada nova humilhação, reagia com uma ação. A raiva e a vingança não eram suas únicas respostas. Ela se retirava, peregrinava, se envolvia na mais profunda escuridão.

Como deusa do casamento foi reverenciada e injuriada, honrada e humilhada. Hera é uma força intensamente poderosa para a alegria ou a dor.

Conexão com a mulher atual: 




Características Principais:



A mulher Hera é a esposa, a noiva radiante que terá em relação ao casamento um compromisso  incondicional. 

Fiel e confiante em si mesma, esta mulher terá a vida adaptada aos interesses do marido. Hábil em manter seus compromissos, suas principais preocupações são parceria e poder.

Cultua os valores e as tradições, para ela a posição social é importante e está sempre disposta a defender sua concepção de respeitabilidade social e familiar.

Motivada pelas recompensas do relacionamento, a mulher Hera tem atração por homem poderoso e uma grande expectativa de realização e transformação através do casamento. O divórcio é inconcebível. 





Aspectos Sombrios:




A mulher Hera por colocar o seu centro na relação fica absolutamente vulnerável à frustração e ao  ressentimento de não ter feito algo por si mesma, na ânsia de realizar-se através do marido. 

Com rigidez de princípios, dirige a família visando a sua realização pessoal e o seu sucesso.

Não aceita a perda e é Incapaz de romper com um mau casamento. 

Vingativa , ciumenta e possessiva. Quando traída, pode tornar-se terrivelmente destrutiva.





Héstia  - Vesta :: Deusa da Lareira e do Templo

 

O Mito: 

Filha primogênita de Réia e Crono.

Por não tomar parte nos romances e guerras na mitologia, é a menos conhecida dos principais deuses.

Afrodite induziu Posêidon (deus do mar) e Apolo (deus do sol) a se apaixonarem por Héstia. Ambos a queriam, mas ela os recusou firmemente, prestando solene juramento de que permaneceria virgem para sempre. Então, ao invés de um presente de casamento, Zeus lhe concedeu um bonito privilégio: um lugar no centro da casa para receber o melhor em ofertas.

Héstia é a deusa do fogo queimando numa lareira redonda, chama viva no centro do lar, do templo e da cidade.

Héstia é honrada em todos os templos dos deuses e venerada por todos os mortais. Sua importância é encontrada em rituais. Para que uma casa se tornasse um lar, a sua presença era solicitada.

É tanto a presença espiritual, como um fogo sagrado que proporciona iluminação, calor e aquecimento para o alimento.

Conexão com a mulher atual: 


Características Principais:

A mulher Héstia é aquela “velha alma”, que transmite silenciosamente a atmosfera de calor, serenidade e força interior.  
Paciente e modesta, concentrada na experiência interior, possui grande independência interna.
A mulher Héstia está vinculada a trajetória espiritual, intuição, meditação e silêncio. 
Pode ser a dona de casa ou mulher religiosa, o que a diferencia é o sentimento de inteireza e centramento dos que reconhecem que o poder vem de dentro. 


Aspectos Sombrios:

A mulher Héstia tem muita dificuldade para cuidar-se em situações competitivas, tornando-se ineficiente em se aventurar fora do lar. 
Em geral é muito tímida e incapaz de expressar seus sentimentos.
Desvaloriza o que é e faz e sente-se inadequada aos padrões sociais. 




Perséfone - Coré  (Prosérpina) :: Deusa Jovem e Rainha do Inferno

 
O Mito: 
Filha da mãe terra, Deméter, e de Zeus, Perséfone é guardiã dos segredos dos mortos.

Hades, senhor das trevas, enlouquecido de amor, raptou-a enquanto Perséfone, na sua colheita de flores, era atraída por um narciso. Ela lutou e gritou pela ajuda de Zeus e não foi ouvida. Deméter ouviu os ecos de seus gritos e apressou-se em procurá-la, numa busca frenética.

Perséfone comeu a romã (fruta dos mortos) oferecida por Hades, garantindo o seu retorno ao inferno. A partir daí, estaria ligada a Hades para sempre.

Durante três meses do ano governava o mundo das trevas junto com o marido e nos nove meses que passava com a mãe não podia contar a ninguém os segredos do mundo dos mortos. Por ter comido a romã, abriu mão da inocência da infância para se tornar a Rainha do Inferno.

Todas as vezes que os heróis e heroínas da mitologia grega desciam para o inferno, Perséfone lá estava para recebê-los e ser sua guia. Não estava ausente para ninguém.

Sedutora, fascinante, jamais fala os seus segredos. No mundo do inconsciente, penetra nos sonhos, nas fantasias e nas intuições.


Conexão com a mulher atual: 

Características Principais:
A mulher Perséfone é a filha que tem relação íntima com a mãe. Possui muitos aspectos de forte  dualidade: ela é mulher-criança, combina sexualidade e inocência. Apesar da aparência frágil, é também poderosa em sua relação profunda com o inconsciente.
Feminina, receptiva, flexível, sensível e cautelosa – jamais revela seus segredos... 
Mediadora entre a realidade comum e a não comum, vivencia o êxtase místico e desce às suas próprias profundezas, tendo domínio do mundo interior.
Cheia de possibilidades de novo crescimento – Relaciona-se com a renovação da vida.

Aspectos Sombrios:
A mulher Perséfone pode tornar-se excessivamente passiva e dependente, fazendo sempre o que o outro espera, insegura, sem direção ou entusiasmo. Esperando que algo ou alguém transforme a sua vida.
Em geral, por ser a filhinha da mamãe, não se sente autêntica como mãe. 
Incapaz de assumir compromissos, recorre a desvios, mentiras e manipulações para conseguir o que deseja.
A mulher Perséfone tem grande tendência ao narcisismo e pode tornar-se tão fixada em si mesma, a ponto de perder a capacidade de se relacionar com os outros
Se as suas habilidades em relacionar-se com o inconsciente não forem bem elaboradas, pode fugir sempre que o mundo real pareça difícil ou exigente ou ainda ficar cativa no mundo fantasioso, rompendo com a realidade.