quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Tantra - Á Luz do Vidya Yoga e do Hinduísmo

 



                          TANTRA – Á LUZ DO VIDYA YOGA E DO HINDUÍSMO 


Os mestres do vidya yoga falam sobre o conhecimento milenar do tantrismo, a arte espiritual do amor e do comportamento humano com um sistema filosófico e psicológico voltado para o autoconhecimento e a auto-realização. 

Tantra é um termo sânscrito que deriva da raiz tan (extensão) e que significa literalmente “tecido, teia, trama, regra, ritual, comportamento”. O Tantra é conhecido como uma ágama, isto é, uma tradição devocional ou doutrina filosófico-religiosa que dá poder e valoriza o aspecto feminino personificado em Shakti. 

Shakti é a energia feminina ou negativa, no sentido de polaridade. Shakti também pode ser traduzido como “esposa”. O tantra é a criação da expressão comportamento da índia antiga, com diversas divisões, entre elas a escultura, a pintura, a poesia, a arte em geral, a sexualidade, a psicologia, a dança, etc. Segundo George Feuerstein, o tantrismo é o ápice de milênios de experimentação yogi entre o corpo e a mente. Portanto, trata-se de um estudo profundo do comportamento humano: um estilo de vida que toma por base a liberdade do corpo e da mente para se atingir a espiritualidade plena. 

Todavia, essa liberalidade não é num sentido pejorativo de orgia, como alguns fazem crer, mas num sentido infinitamente mais consciente e profundo. O tantra é liberdade de expressão, de pensamento e de sentimento; é uma forma de expressão livre de obstáculos e impedimentos que são condicionados pelo falso moralismo de uma sociedade; é uma maneira de pensar, agir e sentir de acordo com a consciência tranqüila, com espontaneidade e naturalidade. Não é uma religião, mas uma doutrina filosófico-religiosa ou filosófico-espiritualista. 

Tantra também é o nome dado ás escrituras do budismo varja yana e do hinduísmo tradicional, e também é conhecido como “A Arte Espiritual do Comportamento e do Amor”, segundo alguns mestres hindus. A iniciação tântrica, chamada da Diskha, e de extrema importância, porque o Tantra Shastras – obras de profundo conhecimento espiritual – abordou uma linguagem iniciativa e bem elaborada, não permitindo que curiosos tomem conhecimento do verdadeiro sentido doas palavras transmitidas. Somente um sádhaka (praticante) sério ou um tantra guru (mestre de tantra) é que poderá compreender. 

A linguagem adotada é denominada shandhya bháshya ou “dissertação silenciosa”. Por esse motivo, o tantra só deve ser praticado com auxílio de um mestre competente (e não por patifes). O mestre reconhecerá a classe a que pertence o futuro discípulo, que será enquadrado dentro dos requisitos necessários para a prática tântrica. A iniciação elimina o véu do mistério que a envolve e capacita o discípulo a captar a verdade oculta nos textos antigos. 



A PRÁTICA – TANTRA SÁDHANA 

Sádhana, em sânscrito, significa literalmente “prática ou ritual”. É a seqüência que ajuda o discípulo a se auto-realizar no caminho do tantra; é um meio para se conquistar a meta da vida humana completando esse nível de evolução no qual nos encontramos. O sádhana é o que produz o siddhi, os poderes psíquicos imanentes do homem. 

De acordo com os ágamos hindus, há 108 tantra. Cada um possui básica e teoricamente, Nove divisões (navanga tantra), a saber: 

1.Jñana ou vidya = conhecimento avançado e técnicas de auto-conhecimento 

2.Yoga = prática propriamente dita 

3.Kriya = rituais específicos e técnicos 

4.Puja = reverências ou saudações 

5.Nyása= formas de identificação (técnicas psicológicas avançadas) 

6.Múdras= gestos 

7.Bhuta Shuddhi = técnicas de purificação dos elementos e domínio de kundaliní. 

8.Yantra= simbologia iniciática 

9.Chárya= o comportamento ou conduta. 



AS PRÁTICAS TÂNTRICAS SÃO DIVIDIDAS EM QUATRO ETAPAS: 

1.Mridu tantra sádhana = prática inicial ou moderada. 

2.Mádhya tantra sádhana= prática mediana ou regular. 

3.Adhimátra tantra sádhana= prática adiantada. 

4.Adhimátratáma tantra sádhana= prática avançada ou superior. 



A DIVISÃO DO TANTRA 

A prática (sádhana) é comumente dividida em sete caminhos ou tendências diferentes; as mais importantes e mais praticadas são as três primeiras, a saber: 

1* shaivachára tantra= seguidores da linha tradicional shivaíta. 

2* Dákshinachára tantra = seguidores da linha branca 

3* Vamachara tantra = seguidores da linha negra. 

4* Vedachára tantra = seguidores da linha védica. 

5*Vaishnavachára tantra = seguidores da linha tradicional vishnuíta. 

6*Siddhantachára tantra = seguidores da linha de Shri Siddha, o asceta. 

7*Kaulachára tantra = seguidores da escola Kaula. 



O “caminho da esquerda”, denominado vamacháratantrik ou vamachára tantra, emprega cinco elementos, denominados panchatattwa e que estão vinculados diretamente á matéria. Afirma-se que os quatro primeiros elementos são estimulantes ou afrodisíacos para a consumação do último. Os cinco elementos são: 

1*Mádhya = o vinho ou outra bebida alcoólica 

2*Mansa = qualquer tipo de carne da terra ou do ar. 

3*Mátsya = qualquer tipo de peixe (carne do mar) 

4*Múdra = qualquer tipo de cereal tostado. 

5* Maíthuna = a relação sexual iniciática 

O “caminho da direita”, chamado dakshina cháratantrik ou dakshinachára tantra, emprega substitutos para os pancha- tattwas, trocando o vinho por líquidos não – alcoólicos e carne por vegetais; a meditação ma técnica de união entre Shiva e Shakti e a relação sexual, pela auto – entrega a Brahman. 

O estilo ou “caminho do meio”, também conhecido como shaivacháratantrik ou shaivachára tantra, é o mais flexível e o mais equilibrado de todos é notadamente conhecido pelos eruditos como “o caminho de shiva” ou “o caminho da magia branca tântrica”. O shaivachára tantra inclui tanto o caminho da esquerda como o da direita. 

MATERIAIS UTILIZADOS – UPACHÁRA TANTRA 

O tantra utiliza-se de diversos materiais para suas práticas que são: 

1*Ásana = exercícios 

2*Vastra = roupa de prática 

3*Gandha = perfume 

4*Dipa = luz 

5*Dhupa = incenso. 

6*Yantra = símbolos 



DIFERENÇAS EXISTENTES 

Tantra – Filosofia comportamental de tendência matriarcal e sensorial com liberdade e responsabilidade. 

Tantra Yoga – Sistema prático e específico que leva á iluminação da consciência por meio de recursos tântricos milenares. 

Yoga Tântrico – Qualquer tipo de yoga que aceite os princípios do tantra. Por exemplo: vidya yoga, hatha yoga, tantra yoga, etc. 

Tantra Vidya Yoga – É o ponto de vista do vidya yoga e da cultura rishi a respeito do tantrismo. 

Como tudo o que é bom é corrompido, pedimos ao leitor o máximo de cuidado ao escolher uma filosofia que trabalhe com o tantra. O tantrismo é uma filosofia iniciática, isto é, passada de mestres para discípulos, de tradição oral, sendo muito difícil encontrar um mestre verdadeiro. 

O Tantra é a Arte de Viver. Ele nos ensina e nos orienta em todas, as questões da nossa existência, inclusive na maneira de criar os filhos, cozinhar, vestir-se, relacionar-se, divertir-se. Por isso, é importante ter como orientador alguém que tenha vivenciado diretamente aquilo que é ensinado. Muitas são as técnicas, porém muitos são os embustes e os embusteiros que se dizem “gurus” do tantra. 



AS TÉCNICAS TÂNTRICAS 

Como dissemos anteriormente, o tantra é uma Arte de Viver, um estilo de vida, de comportamento e de cultura. O Vidya Yoga ou Raja Vidya Yoga como antigamente era chamado, utiliza-se do Shaivachára Tantra e do Nirishwara Samkhya. Algumas técnicas adotadas podem ser descritas publicamente; outras não. Dentre outras as de domínio público são: 

Padma dhyána – meditação sobre o lótus. 

Yamakriya Sádhana – purificação e controle. 

Chakra olhyána – ativação dos centros bioenergéticos. 

Shakti Kundaliní Sádhana – Ascensão da Energia ígnea. No vidya Yoga é estudada a metafísica e a fisiologia energética do corpo humano, suas reações psicossomáticas, as nade ou “condutos” da bioenergia, o subconsciente na tradição rishi e hindu, a morte e seus estados pós-morte com técnicas de yoganidra avançada, projeção do corpo energético, as tradições ancestrais, etc. 
CONCLUSÃO: 

Hoje, Tantra no ocidente está retomando o seu lugar. Entretanto alguns professores e curiosos sem consciência estão transformando o tantrismo em algo pejorativo e repulsivo, numa manifestação de degeneração de alguns homens e mulheres. O pensamento dos verdadeiros mestres tântricos é valorizar e cuidar do corpo como um templo, para despertar a consciência espiritual do ser humano. Nenhuma outra filosofia é tão profunda e completa quanto o tantra. 

Sua visão ampla da realidade e sua percepção íntima do interior do homem encontram um completo sistema filosófico e psicológico de autoconhecimento e auto-realização. 



(Shri Kamala Devi e Shri Vyaghra Yogi)

2 comentários: