quarta-feira, 4 de maio de 2022

Introdução ao Shaivismo, Parte 2

 


PARTE 2
Esses ramos da tradição Shaivite foram brilhantemente unificados e sintetizados pela ilustre personalidade, o maior homem deste sistema, o sábio Abhinavagupta .

Sua obra mais importante, Tantraloka, é escrita em versos e unifica todas as diferenças aparentes entre os ramos ou escolas do Shaivismo da Caxemira, oferecendo uma visão coerente e completa do sistema. Percebendo a dificuldade de tal trabalho, Abhinavagupta também escreveu um currículo, em prosa, intitulado Tantrasara (“A Suprema Essência do Tantra ”).

Abhinavagupta é dito ter sido uma manifestação de Shiva . Ainda hoje ele é aceito como um dos maiores filósofos e estetas hindus.

Embora a Índia tenha tido um número bastante impressionante de esteticistas, Abhinavagupta permanece único através de sua brilhante síntese de todas as visões e teorias do Shaivismo da Caxemira, oferecendo-lhes uma perspectiva mais ampla e ampla.

Abhinavagupta nasceu em 950 dC e viveu até o século XI. Diz-se que a certa altura ele saiu com um grande grupo de seus discípulos em uma caverna para meditar, e que nunca mais voltou, pois traduziu para outra dimensão.

Ksemaraja continuou o trabalho de Abhinavagupta e também foi o discípulo mais importante de Abhinavagupta.

Então, gradualmente, a tradição secreta do Shaivismo da Caxemira foi extinta nesta área. Floresceu um pouco no sul da Índia, 300 anos depois, onde havia vários grandes sábios: Jayaratha, que condensou o Tantraloka, e o visionário Bhattanarayana, autor do poema Stavacintamani (The Mysterious Sanctuary Of The Precious Gem Of The Divine Amar).

Finalmente, o último a continuar esta linhagem famosa e espiritual do Shaivismo da Caxemira foi Swami Brahmacharin Lakshman (Lakshmanji), que viveu até 1992.

Sob certos aspectos, o Shaivismo da Caxemira está intimamente relacionado ao cristianismo autêntico. No Shaivismo da Caxemira, como no cristianismo, a ênfase é colocada na graça divina (o Espírito Santo do cristianismo) e no despertar do coração.

Há testemunhos segundo os quais Jesus esteve na Caxemira desde os 12 anos até aos 30 anos. Há documentos descobertos na Caxemira que atestam este facto. No entanto, há uma notável semelhança entre vários aspectos da autêntica tradição cristã e o Shaivismo da Caxemira.

O Shaivismo da Caxemira também tem importantes influências tântricas . Aqui, assim como no tantrismo , encontramos a ideia de que todas as coisas estão misteriosa e intimamente interligadas, como em um modelo holográfico do universo.

Assim, todo o universo é concebido como uma gigantesca rede de ressonâncias virtuais que se estabelecem entre cada ponto (átomo) do universo e todos os outros pontos (átomos).

Conhecendo em profundidade um único aspecto (átomo) do universo, somos então capazes de conhecer todo o universo, porque tudo é ressonância. Nesta fase, a ressonância é um conceito cada vez mais debatido, de crescente importância na nossa cultura e ciência contemporâneas.

No yoga , a contribuição do professor de yoga Gregorian Bivolaru é essencial porque ele introduziu pela primeira vez o conceito atual de ressonância no yoga, que nos permite acessar um nível superior de conhecimento e uma estruturação muito precisa e clara de todo o yoga sistema, bem como do sistema Shivaism.

Nenhum comentário:

Postar um comentário